sábado, 28 de abril de 2012

Dica de Leitura: O Monge e o Executivo

Para começar já aviso que este livro que vamos indicar hoje não é sobre finanças ou dirigido apenas para empresários e pessoas de negócios, mas trás ensinamentos valiosos para todos que queiram melhorar como pessoa.

O monge e o Executivo conta a história de John Daily um executivo, casado, pai de filhos, técnico voluntário de um time de beisebal. Aparentemente uma pessoa bem sucedida, mas que na verdade enfrenta vários problemas:  no trabalho, com a revolta de alguns funcionário; em casa tendo, dificuldades no casamento e relacionamento com os filhos e até no time que lidera.
Esses problemas os quais John não dava muita atenção começam a interferir tanto em sua vida que mesmo ele não tomando uma atitude, sua esposa lhe pede que procure ajuda, pois o casamento de ambos corria sério risco de chegar ao fim.
Aconselhado pelo pastor local lhe é indicado que participe de um seminário sobre liderança em um pequeno e desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, pedido que John atende meio a contra-gosto, mas apenas por ter interesse e curiosidade de conhecer o lendário ex-executivo Len Hoffman, personalidade do mundo dos negócios que ele idolatra e que largou tudo para morar e ser frade neste local.
A narrativa do livro é cativante e o autor (James C. Hunter), além de saber desenvolver bem a trama, adiciona outros elementos que prendem a atenção do leitor,  como algumas coincidências (ou não) na vida do personagem principal, o fato de sempre aparecer na vida dele o nome "Simeão", que lhe aparece até em sonhos recorrentes, que ele tem certas noites de tempos em tempos desde que era criança. Quando ele entra neste mosteiro o responsável pelo curso de liderança é justamente Len, seu ídolo e adivinha o novo nome com o qual o ex-executivo foi batizado em sua nova vida como monge? Exato: Simeão.
Além de contar uma bela história e proporcionar entretenimento este livro nos dá uma aula sobre o verdadeiro espírito da liderança, e nos ensina que o verdadeiro líder não é aquele que é servido, mas sim aquele que serve.
Um conceito maravilhoso para ser aprendido e aplicado por nós, seja na vida profissional, familiar, conjugal, na igreja, enfim, em todos os nossos relacionamentos.

O mundo precisa de líderes que sejam pessoas sensíveis, que saibam ouvir e queiram servir ao próximo e amá-lo como já nos ensinava e ordenava o maior de todos os líderes que pisou na terra, Jesus o filho de Deus que disse as seus discípulos:

"Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas;Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." 
Marcos 10:42-45


Livro mais do que indicado. Boa leitura.


(Esta é nossa postagem de número 99, a próxima matéria é comemorativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário