sábado, 10 de março de 2012

Música e Opinião - Abaixo o preconceito


O tema de hoje é algo muito feio e infelizmente ainda muito comum na sociedade: o preconceito.
Infelizmente ainda uma herança cultural que muitos carregam e digo mais, muitos de nós, porque a discriminação às vezes ocorre a nível inconsciente (nós nem percebemos que pensamos de forma errada sobre outro indivíduo, pré-julgando-o, com um pré-conceito).
São muitas as formas de discriminação: social, racial, sexual, intelectual, religiosa, preconceitos a respeito de estereótipos, quanto à nacionalidade (difere do racismo), contra deficientes (físicos, mentais) etc, são inúmeras outras categorias, tipos de preconceito.

Por exemplo, aos estereótipo, acharmos que pessoas que usam óculos são inteligentes, e há até em relação as pessoas bonitas, que geralmente são rotuladas de pessoas de baixo nível intelectual, etc, as pessoas que não se encaixam nos padrões atuais de beleza então nem preciso dizer o quanto sofrem.
Tem certos tipos de preconceitos que nunca sofreremos tão graves que nunca saberemos o quanto dói.

Fácil concluirmos que qualquer atitude que nos faz julgar outra pessoa está errada.
Somos todos iguais perante Deus.
Criados, todos, a sua imagem e semelhança!

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Gênesis 1:26

E somos, portanto, todos iguais perante Ele.

Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;

Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.

Deuteronômio 10:17-18


Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
rvo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Nisto não há judeu nem grego; não há se

E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Gálatas 3:26-29



Pra fechar com chave de ouro, uma música maravilhosa de Neneh Cherry & Youssou N'Dour chamada 7 Seconds (Seven Seconds).
Um sucesso dos anos 90 que fala basicamente sobre igualdade e contra o preconceito racial, a letra diz que quando uma criança nasce ela não tem consciência de que tom de pela ela vive dentro, ou seja, fala da pureza e da paz das crianças que ainda não sabem a que raça pertencem, e vivem num limbo de sete segundos, sem sofrer nenhum tipo de discriminação e sem conhecer as mazelas deste mundo cruel.
Linda letra.
Confiram!

Vídeo com legenda, mas postaremos a letra da canção no final!



Mais um vídeo, agora com a música ao vivo!
Grande presença essa parceria, grande interpretação.




7 Seconds
Youssou N Dour e Neneh Cherry


Não vê-me à distância, Não vê meu sorriso
E pensa que não sei O que está abaixo e atrás de mim
Não quero que você me olhe e pense O que está em você está em mim
O que está em mim para ajudá-los

Brutalidade e rudeza,
Nós deveríamos usar contra aqueles que praticam feitiços maldosos

Pela espada e a rocha
Mal até os ossos
A batalha não acabou
Mesmo quando se ganhou
E quando uma criança nasce neste mundo
Ela não tem preconceitos
Pela cor da pele em que está vivendo

Não é um segundo
Mas 7 segundos além
Apenas enquanto eu estou
Eu esperarei
Não é um segundo
7 segundos além
Apenas enquanto eu estou
Eu esperarei
Eu esperarei
Eu esperarei

Eu assumo as razões que possuímos para mudar tudo
Eu amarei quem esquecer a cor daqueles que tem esperança
Há muito sentimento de racismo que faz com que eles se desesperem
Eu vejo as portas largamente abertas,
De amigos para falar de suas dores, de suas alegrias
Porque eles lhes deram as informações que não os dividem
Mude

7 segundos além
Apenas enquanto eu estou
Eu esperarei
Não é um segundo
Mas 7 segundos além
Apenas enquanto eu estou

Eu esperarei
Eu esperarei
Eu esperarei

E quando uma criança nasce neste mundo
Ela não tem o preconceito
Pela cor da pele em que está vivendo
E há milhões de vozes
E há milhões de vozes
Para dizer a você o que ela deveria estar pensando
Então é melhor que você fique sóbrio por apenas um segundo

7 segundos além
Apenas enquanto eu estou
Eu esperarei
Não é um segundo
São 7 segundos além
Apenas enquanto eu estou
Eu esperarei

Há milhões de vozes
Há milhões de vozes
Para dizer a você o que ela deveria estar pensando
Então é melhor ficar sóbrio por apenas um segundo

Nós do Blog Jesus On também estamos esperando, por um tempo de mais igualdade!
Deus abençoe à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário