sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dica de Leitura: Por que Você Não Quer Mais Ir À Igreja?

O nome do livro é bem sujestivo, até assusta um pouco. Na primeira vez que me falaram dele pensei, "porquê vou ler algo assim se eu gosto do local onde congrego e não tenho vontade de sair da Igreja?".
Enfim, deixei o meu "pré-conceito" de lado, fui ler para tirar minhas próprias conclusões e não me arrependi, tanto que estou recomendando aqui.

Bom, em primeiro lugar o livro não se trata do tema "vontade de sair da igreja", ele fala sobre estar estagnado na vida espiritual, às vezes sem se perceber, quando é preciso seguir novos rumos e conhecer outras perspectivas que nos aproximem de Deus. Fala também sobre o verdadeiro sentido do corpo de Cristo, a igreja, e o conceito de "células" onde as pessoas se reúnem em casa mesmo, para conversar, comer, se conhecer/ajudar e é claro, ter um tempo em grupo com Deus, orando, cantando, etc, sem a obrigação de uma rotina... o que se pode fazer sem pararmos de frequentar o local fixo onde nós já congregamos.
São lições valiosas para se fugir da "mesmice" e crescermos cada vez mais espiritualmente, inclusive ajudando outras pessoas na vida de fé.
Mas para quem não vai ainda a nenhuma igreja, eu aviso: esse livro não é uma desculpa para não começar a frequentar uma igreja, pelo contrário, um incentivo a começar a vida cristã da forma mais correta possível! Pois, para quem está começando essa caminhada com Deus o apoio de outras pessoas com mais tempo de Fé é imprescindível!

O livro é muito bom, para evangélicos ou não e é na forma de uma narrativa, semelhante a um conto ou romance o que além do valor espiritual, lhe confere também grande valor cultural. Livro é curto e bem escrito, leitura envolvente, para se ler mais de uma vez.


Sinopse: Se trata da história de Jake, um homem respeitado na comunidade que frequenta, com muitas responsabilidades, mas que está frustrado em seu ministério. Um dia por acaso ele conhece um enigmático homem chamado João, com quem conversa e cria grande afinidade. Seu novo amigo fala sobre Jesus com tanta propriedade como se o tivesse conhecido pessoalmente, após isso, ele tem que partir e Jake fica sem nenhuma forma de contato com João e sem saber quando o verá novamente. Com o tempo, eles se encontram e conversam mais vezes, o que abre a mente de Jake de forma a fazê-lo mudar totalmente seus conceitos de uma forma que desafia a visão tradicional de religião que o faz renascer em sua caminhada através da ação de Deus e do perdão e do amor.
Jake chega até a se perguntar e comentar com sua esposa apesar da vergonha de tal questionamento: " não será este misterioso homem o mesmo João que andou com Jesus Cristo?".

Curioso, não? Aos interessados: Boa leitura!
Livro: Por que Você Não Quer Mais Ir À Igreja?
Autor: Wayne Jacobsen E Dave Coleman



" Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."

Romanos 12:4-21 ( http://www.bibliaonline.com.br/acf/rm/12 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário