quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pais e Filhos: Castigar ou não?


Que as crianças estão a cada dia, mais sem limites, todos já sabemos.
Os pais estão cada vez mais negligente e usam até a polêmica "Lei da Palmada" como desculpa para não educar direito os filhos.
Claro que nenhum pai quer o mal para os filhos (pais decentes e equilibrados), mas convenhamos, que a maioria dos pais tem pecado feio na criação dos rebentos.
As crianças estão cada dia mais intransigentes, folgadas e os adolescentes então?

Bom sobre a lei que foi aprovada, ela não é desculpa para não se impor limites às crianças.
Não é uma medida para repreender os pais e interferir na educação dos pequenos, mas uma medida de protegê-los de abusos na violência e nos castigos, por parte dos pais.
Esperamos que seja usado o bom-senso na aplicação da lei que visa punir os pais só em casos extremos de agressão contra menor.
Tenho certeza de que um pai que dê uma "chinelada no bum-bum do filho", não seja nenhum criminoso ou mal pai (e não será preso por isso), mas estará protegendo a criança de se tornar um desajustado ou potencial criminoso no futuro.


Veja um pouco do que diz a lei:

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, em votação de caráter conclusivo, o projeto de lei 7672/10 ( conhecido com a Lei da Palmada), que proíbe o uso de castigos físicos em crianças e adolescentes. O projeto, altera a Lei no 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante.

A lei prevê que a criança que sofrer a agressão deverá ser encaminhada a tratamento especializado e os pais que maltratarem os filhos recebam advertência e tratamento psicológico. Para efeitos desta lei, considera-se castigo corporal: ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente; tratamento cruel ou degradante: conduta que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize a criança ou o adolescente.

Pelo projeto, o artigo 17-A do ECA passa a vigorar da seguinte forma: “A criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar, tratar, educar ou vigiar, sem o uso de castigo corporal ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação, ou qualquer outro pretexto”.

Ainda pelo projeto, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão de forma articulada na elaboração de políticas públicas e execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo corporal ou de tratamento cruel ou degradante, tendo como principais ações: a promoção e a realização de campanhas educativas e a divulgação desta Lei e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos; a inclusão nos currículos escolares, em todos os níveis de ensino, de conteúdos relativos aos direitos humanos e prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente.

Ressaltando que o blog Jesus On é contra e não apóia, nem incentiva qualquer tipo de VIOLÊNCIA contra incapaz.

Bom, para descontrair um pouco deste papo tão sério... um vídeo de um pai que soube impor limites à filha adolescente revoltada (embora talvez ele tenha exagerado um pouco):



O que a Bíblia diz:

Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.
Provérbios 3:12

Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando -a com a vara, nem por isso morrerá.
Provérbios 23:13

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
Provérbios 22:6

O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga.
Provérbios 13:24

Castiga teu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alçarás a tua alma.
Provérbios 19:18.

A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele.
Provérbios 22:15

Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia;
1 Timóteo 3:4

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
Provérbios 22:6

Para que nossos filhos sejam, como plantas, bem desenvolvidos na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas, como colunas de um palácio;
Salmos 144:12

Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
Salmos 119:9

- Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.
Salmos 34:11

Lembrando que esta não é uma crítica ou exortação, mas um debate, para pensarmos a respeito.

Fonte (sobre a lei): (http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/12/camara-aprova-projeto-que-proibe-pais-de-baterem-dos-filhos.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário