domingo, 12 de fevereiro de 2012

Música Gospel e Responsabilidade Social! Fernanda Brum + Afrolata (Afroreggae)


Foi lançado em agosto do ano passado (2011) e já é sucesso o álbum e DVD Glória in Rio - Ao Vivo de Fernanda Brum, gravado no centro cultural Waly Salomão ( Afroreggae), que foi transformado com decoração e cenários especiais em um grande palco para um show ao vivo para milhares de pessoas da comunidade de Vigário geral, que assistiram a tudo gratuitamente. Detalhe importante: esse foi o primeiro DVD gospel captado dentro de uma comunidade não pacificada do Rio de Janeiro.


Fernanda Brum é uma carioca dedicada às funções de Pastora e Cantora, além de ser esposa e mãe. Já está consagrada na música evangélica com diversos álbuns de Platina e Ouro, além de colecionar Prêmios de destaque: Cantora do Ano três vezes no Troféu Talento ( 2001, 2005 e 2003 ), além de uma indicção ao Grammy Latino 2008, participando também de muitos programas de TV como o Quadro Encontro Musical do Domingão do Faustão na Rede Globo, ao lado de Aline Barros .


O Grupo Cultural Afro Reggae, ou apenas Afro Reggae, é uma ONG que também atua como banda musical surgida em 1993 inicialmente como um jornal informativo (Afro Reggae Notícias) das festas que o grupo realizava e também a valorização da cultura negra voltada sobretudo aos jovens ligados a música como Reggae, Soul e Hiphop.
O objetivo do AfroReggae era ter um tipo maior de intervenção com a população afro-brasileira, atuando principalmente na comunidade de origem de seus membros, Vigário Geral. Foi criado o Núcleo Comunitario de Cultura em 1993 para iniciar no local suas atividades de amparo a jovens carentes e com potencial de se envolver com a criminalidade que passavam a integrar projetos sociais como: dança, percussão, futebol, reciclagem de resíduos e capoeira. O grupo tem mais de 65 Projetos e também desenvolve trabalhos em todo Brasil e fora dele.


Afrolata é um projeto que visa usar a música para tirar jovens das ruas e trabalha atualmente com mais de 40 jovens e adultos entre 9 e 35 anos do bairro São Benedito, onde aprendem diversas outras atividades culturais. A principal característica do grupo é claro ( o nome já diz tudo ), o uso de latas e bombonas ( latões plásticos para depositar lixo ) como instrumentos musicais de percussão.

Muito legal o DVD hein! Cheio de batuques e participações especiais, o grupo Afrolata toca nas músicas "Pavão Pavãozinho" e "Videira".



Curtiu? Ajude comentando e compartilhando nas redes sociais!
Quer ver mais? No próximo post tem mais: Fernanda Brum, Afrolata e Pregador Luo!

Fontes: http://www.supergospel.com.br e Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário